Muitos estão acostumados com o papel do arquiteto em transformar o projeto do papel para algo sólido e palpável, como edificações e intervenções urbanas, por exemplo, desconhecendo outras áreas de atuação na profissão. Uma dessas é a colaboração entre a arquitetura e algo que está ligado ao lazer de muitos brasileiros: os jogos eletrônicos (em torno de 66% da população brasileira tem o hábito de jogar games eletrônicos).
Nos últimos anos, a colaboração entre a indústria de jogos e a Arquitetura tem crescido cada vez mais. Diversos jogos de sucesso vêm se destacando por apresentar arquitetura mais realista, como: Assassins Creed, Cyberpunk 2077 e GTA. Essa colaboração vai desde consultorias históricas sobre Arquitetura, até a utilização dos conhecimentos de arquitetos em planejamento espacial, iluminação e design, na busca de mais realidade e maior entretenimento ao usuário.
Essa parceria também rendeu frutos para a Arquitetura. A ferramenta responsável pela geração gráfica de diversos jogos eletrônicos, chamada Unreal Engine, começou a ser utilizada por diversos arquitetos; porém, ao invés de simularem mundos imaginários, estão concebendo os projetos de forma mais realista. Aquela imagem realista tridimensional, também chamada de render, resulta dessa colaboração (exemplo abaixo).
Enfim, a renderização é muito utilizada pelos escritórios de Arquitetura na apresentação, de forma cada vez mais realista, do produto final, mesmo em fase de projeto, o que auxilia tanto o projetista a melhor atender os objetivos do cliente.